Ourém


Município português, pertencente ao distrito de Santarém, compreendendo 18 freguesias (Alburitel, Atouguia, Casal dos Bernardos, Caxarias, Cercal, Espite, Fátima, Formigais, Freixianda, Gondemaria, Matas, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Misericórdias, Olival, Ribeira do Fárrio, Rio de Couros, Seiça e Urqueira).


A economia municipal assenta na indústria extractiva, agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista, turismo (Santuário da Cova da Iria — Fátima), restauração e hotelaria.


Localizada a sudeste da cidade de Leiria e a nordeste da cidade de Tomar, Ourém é sede de Município. O perímetro da cidade circunscreve-se às freguesias de Nossa Senhora das Misericórdias e de Nossa Senhora da Piedade.


O património edificado mais importante inclui o que resta do castelo, o pelourinho (quatrocentista), a capela do Marquês (com o túmulo do conde de Ourém), o castro de Formigais, e as igrejas de Nossa Senhora da Purificação, em Olival, e de Nossa Senhora da Natividade, em Rio de Couros. A pedreira com pegadas de dinossáurios constitui o elemento mais significativo do património natural.


Ourém é a antiga Aldeia da Cruz, e a actual Nossa Senhora das Misericórdias era a Ourém que foi tomada aos mouros em 1136 por D. Afonso Henriques. Ourém recebeu foral de D. Teresa em 1180. Afonso II confirmou-o em 1217 e D. Manuel I e D. Pedro II reformaram-no em 1515 e 1695, respectivamente.

Sem comentários: